sábado, 19 de março de 2016

Flash, por José Garcia López

Ele vive entre os instantes de um segundo. Ele é o homem mais rápido do mundo, o Flash! Capaz de correr sobre a água e vibrar suas moléculas tão rápido de modo a atravessar paredes, o Flash combate o crime em Central City enfrentando bandidos comuns e supervilões como o Capitão Frio, o Mago do Tempo, o Onda Térmica, o Capitão Bumerangue, o Peão, o Mestre dos Espelhos  e o Flautista, entre outros, além de seu mais temível adversário, o Flash Reverso.


O perito forense Barry Allen é o funcionário mais lerdo da polícia de Central City. Mas quando surge uma ameaça, ele se torna o velocista escarlate! Atingido por um raio em seu laboratório, ele foi lançado contra uma estante de produtos químicos e teve seu metabolismo alterado. Dentro de um anel ele guarda seu traje comprimido e o liberta quando precisa entrar em ação.



A versão mais conhecida do Flash é da Era de Prata dos quadrinhos e estreou na revista Showcase #4  de 7 de outubro de 1956. Mas esse foi o segundo Flash dos quadrinhos. O primeiro foi Jay Garrick, que estreou na revista Flash Comics de janeiro de 1940. Assim como o Lanterna Verde e o Gavião Negro, o Flash foi um dos personagens membros da Sociedade da Justiça, criada nos anos 40, que foram reimaginados no final dos anos 50 e início dos anos 60 e formaram a Liga da Justiça.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Batman versus Superman, por José Garcia López

O maior detetive do mundo ou o último filho de Krypton?

O justiceiro implacável ou o escoteiro do Kansas?

O artista marcial ou o alienígena com super-poderes?

O milionário ou o repórter?

Quem é melhor? BATMAN ou SUPERMAN?

Que comece a batalha!

No canto esquerdo, o Homem de Aço. Mais veloz que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva, capaz de saltar edifícios com um simples pulo, ele pode desafiar a gravidade, enxergar através de objetos ou incendiá-los com o olhar.


No canto direito, o Cavaleiro das Trevas. Detetive, mestre em artes marciais, perito em disfarces, armado com um fantástico cinto de utilidades e dono dos mais variados veículos além de um supercomputador e um satélite.



Na identidade de Clark Kent, Superman está sempre atento às notícias e sabe quando é hora de entrar em ação. Se há alguma ameaça para seu planeta adotivo, Kal-El decola imediatamente.

O milionário Bruce Wayne viajou pelo mundo aprendendo tudo o que podia sobre luta, investigação  e métodos de intimidação para se tornar o terror dos criminosos de Gotham City.


Superman é um alienígena e esconde-se sob a identidade de um terráqueo. Como repórter, sempre consegue passar na frente de sua colega de trabalho, Lois Lane, nas matérias sobre ele mesmo. Até parece um certo fotógrafo que ganha a vida tirando fotos de si mesmo...


Batman tem um parceiro na luta contra o crime, que compartilha o mesmo trauma de ver os pais morrerem assassinados: Robin, o menino prodígio.


Além do garoto acrobata, Batman conta também com o eventual auxílio da Batgirl. E assim a Dupla Dinâmica se torna um Tremendo Trio.


Superman pode voar, mas Batman tem um carrão.

























quarta-feira, 9 de março de 2016

Aquaman, por José Garcia López

Em novembro de 1941, Aquaman estreava na revista More Fun Comics #73, enfrentando submarinos da marinha alemã, a Kriegsmarine. Isso fazia parte do esforço de guerra dos Estados Unidos, na qual até os meios de entretenimento eram usados para doutrinar e motivar a população para o combate contra as forças do Eixo.


Na versão da Era de Prata, a que Garcia López ilustrou diversas vezes, Aquaman é a alcunha de Arthur Curry, filho do faroleiro Tom Curry e de Atlanna, uma exilada da Atlântida. Sendo um híbrido, ele é capaz de respirar dentro e fora da água. Além disso, possui grande força e velocidade (na água) e a capacidade de se comunicar com as criaturas marinhas.

Aquaman, Mera e Aqualad

Aquaman é casado com Mera, uma rainha de outra dimensão a base de água. Eles tiveram um filho, Arthur Curry Jr. o Aquababy, mas ele foi morto pelo Arraia Negra. 

Aquaman adotou um jovem atlante órfão e tornou-o seu parceiro, pois ter um parceiro mirim ou adolescente era uma prática comum dos super-heróis desde o final da Era de Ouro dos quadrinhos.


Enquanto outros super-heróis protegem uma parte da Terra, Aquaman defende a maior parte do planeta, já que há muito mais água do que terra em nosso mundo.


domingo, 6 de março de 2016

Shazam! Capitão Marvel e sua família por José Garcia López

Com uma palavra mágica, o jovem Billy Batson se transforma no Capitão Marvel!

Capitão Marvel, o mortal mais poderoso da Terra

O Capitão Marvel da DC Comics estreeou nas páginas da revista Whiz Comics #2 de fevereiro de 1940, com uma capa que lembrava a estreia do Superman em Action Comics #1. Desde sua primeira aparição ele teve problemas com  seu nome, a começar pela sua revista, que deveria se chamar Marvel Comics. Mas não foi possível usar esse título porque em 1939 já fora lançada a primeira edição de Marvel Comics com a aparição do Tocha Humana.

Os poderes do Capitão Marvel vem de uma estranha combinação de deuses gregos e romanos com um personagem da história hebraica citado na Bíblia. Do rei Salomão, ele tem a sabedoria. De Hércules ele tem a força. De Atlas ele tem a resistência. De Zeus ele tem o poder de invocar raios. De Aquiles ele tem a invulnerabilidade. E de Mercúrio ele tem a velocidade. Salomão, Hércules, Atlas, Zeus, Aquiles e Mercúrio. Suas iniciais formam a palavra SHAZAM!


Ao longo do tempo, o Capitão Marvel ganhou aliados. Primeiro ele conheceu sua irmã, Mary Batson, que ao gritar SHAZAM se transformava em Mary Marvel. Em uma batalha com o Capitão Nazi, ambos conheceram o jovem Freddy Freeman, que foi ferido pelo vilão e ficou aleijado. Os irmãos Batson sentiram-se responsáveis pelo rapaz e doaram uma parte de seu poder a ele. Quando Freedy grita "Capitão Marvel Júnior", ele adquire os mesmos poderes do Capitão Marvel.


Capitão Marvel Júnior e Mary Marvel
O Capitão Marvel era propriedade da Fawcett Comics que foi processada em 1941 pela National Comics, futura DC, sob acusação de que o personagem era plágio do Superman. A Fawcett venceu todas as ações movidas contra ela, mas finalmente teve de vender todos os seus personagens para a Charlton Comics em 1953, após ser encerrada por queda nas vendas. Em 1980 a DC comprou todos os personagens da Charlton, incluindo o Capitão Marvel.




Com relação a acusação de plágio, ela é um pouco exagerada. O Capitão Marvel sempre voou, enquanto o Superman no início apenas dava grandes saltos. O Superman é um homem adulto, enquanto o Capitão Marvel é uma criança que troca de lugar com um homem adulto. Os poderes do Superman são baseados em explicações pseudocientíficas (ele é uma bateria solar ambulante) enquanto os poderes do Capitão Marvel vem da magia, que é uma das fraquezas do Superman. O Superman é um alienígena, enquanto Billy Batson é um terráqueo. O Superman sempre é o Superman, mesmo quando está em sua identidade secreta, enquanto Billy Batson é um humano normal, apenas o Capitão Marvel tem poderes.





terça-feira, 1 de março de 2016

Zatanna, por José Garcia López

Fãs de Harry Potter, eis uma feiticeira que não precisa de varinha mágica para conjurar seus encantos. Além disso ela é realmente encantadora.

A feiticeira Zatanna surgiu nas páginas da revista Hawkman #4 em 1964.  Ela é filha do mágico John Zatara e como o pai tem uma forma peculiar de pronunciar seus encantamentos: de trás para frente.
Zatanna em seu uniforme do início dos anos 80

Se você não entendeu, vamos dar um exemplo. Se Zatanna quiser lançar um feitiço para congelar uma pessoa, ela diz: Elegnoc! Entendeu agora ou vamos ter que colocar a palavra "congele" entre parênteses?

Zatanna com seu traje original

Zatanna trabalha como mágica profissional e desde seu surgimento usa sua roupa de trabalho para entrar em ação como super-heroína. No final dos anos 70 e início dos 80, Zatanna usou um uniforme que lembrava mais a aparência de uma feiticeira, mas depois voltou a usar o seu traje clássico.