quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Mulher-Maravilha, por José Garcia López

Mulher-Maravilha em seu uniforme dos anos 70
A Mulher-Maravilha é uma criação do psicólogo William Moulton Marston, criador do polígrafo (dispositivo detector de mentiras). Ela surgiu nas páginas da revista All Star Comics #8 de dezembro de 1941. No dia 7 desse mês o Império Japonês atacou a base naval de Pearl Harbor, provocando a entrada dos Estados Unidos da América na Segunda Guerra Mundial.

Mulher-Maravilha em vários ângulos
Mulher-Maravilha não é seu verdadeiro nome, mas um título dado pelos norte-americanos a uma guerreira amazona da ilha de Themyscira. Ela usa um uniforme com as cores da bandeira dos Estados Unidos com o propósito de criar um laço de identidade com o país, mas não é assim que as amazonas se vestem em sua ilha, também chamada de Ilha Paraíso, ou Ilha do Paraíso. As amazonas trajam vestes à moda grega antiga.

Em Themyscira só havia mulheres, exiladas na ilha há centenas de anos. A rainha Hipólita, derrotada no passado por Héracles, entretanto, desejava muito ter uma filha e moldou um bebê com a areia da praia e clamou às deusas gregas, protetoras das amazonas. Hera, Afrodite e Atena concederam vida ao pedaço de areia, que tornou-se uma criança de verdade. Hipólita deu a criança o nome de Diana, a versão latina da deusa grega da caça e da Lua, Ártemis, irmã de Apolo.

Diana cresceu e tornou-se uma grande guerreira em uma ilha pacífica. Enquanto a paz reinava na ilha, o "Mundo dos Homens" vivia em guerra de verdade. Durante uma batalha aérea com um ousado piloto alemão que resolveu atravessar o Atlântico, o major ianque Steve Trevor caiu de pára-quedas (literalmente) em Themyscira. Ele foi resgatado pelas amazonas e despertou grande interesse da filha de Hipólita.

O Avião Invisível e Steve Trevor

A rainha decidiu que uma amazona levaria o piloto norte-americano de volta para seu país e apoiaria os Estados Unidos da América na guerra como embaixadora da paz (?!). Para isso, seria realizada uma competição com todas as amazonas, para escolher a mais apta. Diana, queria participar, mas sua mãe a proibiu.

A proibição não impediu que Diana colocasse uma peruca e uma máscara e surpreendentemente sua mãe não a reconheceu e nem percebeu que havia uma amazona diferente naquela ilha onde não nasciam crianças e sempre havia o mesmo número de mulheres. Enfim, Diana venceu todas as provas, até chegar a final, onde deveria ser capaz de desviar balas com o uso dos bracelete que todas as amazonas usavam.

Diana em posição de defesa

Diana desviou as balas disparadas de um revólver que as amazonas, armadas de escudos e lanças, inexplicavelmente possuíam. Sua adversária não conseguiu desviar uma delas e foi atingida de raspão. Após ser confirmada vencedora, Diana revelou sua identidade à mãe, que não podia voltar atrás sua palavra. Assim, Diana se tornou a embaixadora de Themyscira no Mundo do Patriarcado.

Diana em seu traje cerimonial
Diana recebeu um laço mágico, que obrigava qualquer um preso por ele a dizer a verdade. Também ganhou um Avião Invisível, com o qual levou Steve Trevor de volta aos Estados Unidos e por onde resolveu fixar residência para ajudar os Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Diana Prince se transforma na Mulher-Maravilha
Para obter mais facilmente informações sobre a frente de batalha, ou para ficar mais próxima de seu amado Steve Trevor, Diana resolve se disfarçar de secretária da Força Aérea dos Estados Unidos adotando o nome de Diana Prince. Ninguém sabia que aquela bela secretária de óculos e cabelo preso em coque era a mais poderosa heroína que já havia surgido até então.

A Muher-Maravilha
Sempre que os Aliados, ou mais precisamente Steve Trevor, estavam em perigo, a Mulher-Maravilha partia para o campo de batalha para enfrentar nazistas, ser amarrada, se desamarrar, bater em nazistas e resgatar Steve Trevor em meio a saraivadas de balas.

Com seus braceletes, ela desvia balas. Com seu laço, ninguém pode mentir para ela. Em seu peito há uma uma combinação de duas letras W (as iniciais de Wonder Woman) formando um pássaro, referência múltipla já que ela voa, tem um avião e trabalha na Força Aérea. Até sua tiara dourada com uma estrela se transforma em uma arma em caso de necessidade.

A Mulher Maravilha atirando sua tiara.
Mulher-Maravilha em ação

A Mulher-Marvilha tem vários inimigos clássicos, mas sua maior adversária certamente é a Mulher-Leopardo (Cheetah, no original), eternizada em várias animações da DC Comics como Superamigos (Superfriends) e as produções LEGO DC Super Heroes.

Mulher-Maravilha enfrenta a Mulher-Leopardo


Mulher-Maravilha mostra pra que serve o laço mágico
O traje da Mulher-Maravilha muda de acordo com a época, embora conserve certos elementos que a identificam. Mas o traje dos anos 70 se tornou amplamente conhecido, certamente auxiliado pela popularidade da animação dos Superamigos. No início do segundo milênio a animação da Liga da Justiça (Justice League) com arte de Bruce Timm reafirmou essa imagem para uma nova geração.
Mulher-Maravilha e seu laço mágico
Mulher-Maravilha no alto de seus saltos



2 comentários:

  1. Creio que ele seja espanhol, e não argentino. Muito bom seu blog, bem informativo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Unknown. Garcia López nasceu na Espanha realmente, mas mudou-se para a Argentina onde morou até mudar-se para os Estados Unidos. Irei esclarecer isso no blog imediatamente após enviar esta resposta.

      Excluir